segunda-feira, 18 de junho de 2012

Caldeirada de Enguias


Um dos meus petiscos preferidos. Existem diversas maneiras de fazer Caldeirada de Enguias, e em todos os lados existem sempre peritos que garantem saber a melhor receita. Desde bases de tomate, com hortelã, com vinagre, etc.. Esta, na minha modesta opinião é a melhor receita.

INGREDIENTES:
Batas
Enguias s/ cabeça cortadas em 3
Alho
Cebola Rodelas
Azeite
Piri-Piri
Açafrão
1/2 Copo Vinho Branco
Salsa
Toucinho Fresco / Ping / Banha Porco

PREPARAÇÃO:
A preparação das enguias é naturalmente muito importante. Normalmente se tiver esse tempo, congelo durante uma hora as enguias, que depois são mais fáceis de lavar.(congelam em água corrente rapidamente, tal qual o camarão). Depois de descongelar, lavo-as abundantemente em água , utilizando sal para mais facilmente ter aderência às enguias. Quando estiverem sem viscosidade, cortam-se em 3 bocados e reservam-se.
Numa panela funda, coloca-se em frio azeite, alho e cebola. Depois alternadamente uma camada de batatas, uma de enguias e polvilha-se com açafrão. Depois novamente nova camada de cebola às rodelas batatas, enguias e açafrão até acabar os ingredientes suficientes para a caldeirada desejada. Coloca-se salsa picada q.b., sal e pimenta, o vinho branco e um pouco de água (não muita). Colocar ainda um pouco de toucinho fresco, ou Ping (banha dos rojões à "moda antiga), ou 1/2 colheres de banha de porco.
Ligar o fogão no máximo, e aguardar até ferver, quando estiver a ferver, adicionar água até À última camada de enguias e deixar cozer durante 20 minutos até estar pronto. 

No fim, se a consistência da caldeirada não for a desejada (muito liquida), dissolver uma colher de chá de maizena em água morna com um pouco de vinagre balsâmico e ferver com a caldeirada durante 1 minuto.

Sem comentários: