terça-feira, 26 de junho de 2012

Paelha


Sempre gostei de uma boa paella, sendo certo que raramente encontrava uma que me agradasse em pleno, fosse em textura ou recheio. Após alguma inspiração e de muito ler diversas maneiras de a fazer, cheguei a este produto final. Experimentem, que fica fabuloso. 
Como habitualmente não tentei ganhar o primeiro prémio fotográfico, mas sim fotografar tal como foi para a mesa!

INGREDIENTES: (para uma frigideira de 30cms)
Linguiça (2 fatiadas às rodelas)
Lulas (3 em tiras)
4 Coxas de Frango (sem pele e ossos, aos cubos, se não tiverem perícia de faca ou paciência, um bom talhante faz isto, se não, usem peito frango)
12 Camarões Selvagens
Ameijoas q.b.
1 Pimento Vermelho fatiado
350 gms Arroz (à escolha conforme consistência final desejada)
1/2 Cebola roxa picada
2/3 dentes de Alho fatiados
Sal
Pimenta
Salsa 
Ervilhas
Açafrão

PREPARAÇÃO: 
1º Dar uma fervura com água e sal às lulas (2/3 mins), escorrer e guardar no fervedor algumas colheres da água aromatizada pelas lulas. Após isso, juntar mais água e açafrão à descrição (à vontade, não dá sabor, só cor) e colocar a ferver com uma concha de sopa por perto.
2º Levar a frigideira com azeite e fazer um estrungido com cebola, alho e pimento. Quando estiver tudo bem alourado reserva-se.
3º Junta-se mais azeite se necessário e doura-se o frango e a linguiça durante alguns minutos. Quando estiverem bem dourados, junta-se os camarões, as lulas e as ameijoas que não levam mais que 1 minuto de cada lado. (deitar fora as ameijoas que não abriram)
4º Adiciona-se o alho, a cebola, o pimento as ervilhas e o arroz, mexe-se bem.
5º De imediato deita-se 2 conchas do caldo de açafrão e lula na frigideira, e deixa-se apurar. Como acontece com o Risotto, quando a frigideira estiver a secar vai-se juntando conchas do caldo, para serem lentamente absorvidas até o arroz ficar al-dente.
6º Quando estiver bem apurado junta-se a salsa picada e acompanha-se muito bem com uma frutada garrafa de Vinho Rosé.

Sem comentários: