sábado, 26 de outubro de 2013

Mexilhões Mariniere


Depois de ter visto uma Receita destes "Moules Marinieres", um petisco típico belga que já se espalhou a muitas partes do mundo, fiquei genuinamente curioso. Não era verdadeiramente um fã de mexilhões, mas passei a ser. Apenas me davam os mexilhões sempre da mesma maneira, invariavelmente sem imaginação. Um twist fabuloso e nada esperado, é o acompanhamento além do pão fresco para molhar no molho, são as batatas fritas. E não é que combina maravilhosamente?

INGREDIENTES:
1 Kg Mexilhões
1 Cebola picada fininha
2 Dentes de Alho Picados
1 Malagueta Picada
Tomilho
Louro
Vinho Branco
1 Pacote Craime Fraiche/ Natas Frescas
Salsa Picada

PREPARAÇÃO:
Preparar os Mexilhões. Retirar as "barbas", raspando-as ou arrancando-as. Normalmente dou-lhe a mesma preparação que as ameijoas, e deixo em salmoura forte durante 2 horas. Reservar.
Primeiro colocamos a cebola a malagueta e o alho num tacho com azeite em frio, para "suar" durante 2/3 minutos após ferver. (basicamente um estrungido começando a frio). Juntamos o tomilho o louro e vinho branco q.b. Quando ferver junta-se os mexilhões e tapa-se o tacho durante 3 minutos. Os mexilhões devem estar já semi-abertos. Junta-se salsa picada e o Craime Fraiche, mexe-se bem, e deixa-se apurar mais um minuto. O resultado vai ser um molho cremoso de natas, com sabor forte a mar, ligeiramente picante. Retira-se e acompanha-se com pão fresco para molhar, e batatas fritas. Rápido, saboroso, diferente.

1 comentário:

Tertúlia da Susy disse...

Gosto tanto deste petisco!
Kiss, Susana