domingo, 13 de outubro de 2013

Tarte de Frutos Silvestres e Frutos Secos


Receita adaptada das famosas tartes bakewell britânicas, acompanhadas com o molho de St. Clements. Originalmente foi feita pelo Jamie Oliver com Cranberries (oxicocos), o que se torna ligeiramente dificil de achar... Ficou uma torta muito diferente do que estamos habituados, um cruzamento de frutos secos intenso, com base de frutos silvestres. Foi toda numa noite...

INGREDIENTES:
Geleia;
300 gms Frutos Vermelhos
150 gms açucar
Sumo 1 limão
Sumo 1 Laranja

Frangipane:
100 gms nozes
100 gms avelâs
250 gms manteiga
250 gms açucar
raspa limão
raspa laranja
3 ovos
60 gms farinha

Molho St. Clements:
Sumo 1 limão
Sumo 1/2 Laranja
150 gms Açucar em Pó

PREPARAÇÃO:
Para a geleia, colocar os frutos com o açucar para caramelizar. Deixar que o liquido evapore, até ficar consistente com uma geleia. Nesse ponto junta-se os sumos de citrinos, deixa-se apurar mais um pouco e reserva-se.
Para o Frangipane (recheio que habitualmente se faz com amêndoas), pica-se as nozes e as avelâs e reservam-se. Depois bate-se bem a manteiga com o açucar até ficar bem cremoso. Junta-se as raspas, e bate-se mais um pouco enquanto se junta os ovos, os frutos secos, e por fim 60 gms de farinha.
Numa base de tarte, junta-se 2/3 da geleia, cobre-se com o Frangipane, e com a restante geleia coloca-se por cima a decorar ligeiramente. Leva-se a 170º durante 40 mins, e polvilha-se com açucar em pó após arrefecer.
Para o molho de St. Clements, junta-se os sumos, e depois batendo sempre, vai-se juntando o açucar em pó até ficar um molho branco e espesso. 

1 comentário:

Tertúlia da Susy disse...

Deve ficar com um sabor único!
Kiss, Susana
Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/10/dia-um-na-cozinha-e-escolha-do.html