terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Peito Pato em Molho de Laranja, com Cenouras aromatizadas em Mel


Gourmet em 30 minutos, ao nível dos restaurantes mais in. Combinação fantástica de sabores.

INGREDIENTES:
Cenouras Aromatizadas
3 Cenouras, divididas ao meio
2 Colheres de Manteiga
1 Colher mel
Cominhos
Pimenta Cayenne
1/2 Limão
Sal
Pimenta Preta

Peito Pato
Anís Estrelado
Cominhos
Pimenta Preta
PImenta Cayenne
2 Peitos de Pato
2 Cebolas Picadas
1 Colher mel
Sumo de 1 Laranja
Sumo de 1/2 limão
2 colheres de Mel
Sal

PREPARAÇÃO:
Primeiro numa frigideira grande, derreter a manteiga e colocar as cenouras. Adicionar o mel e cobrir com água. Deixar ferver, e temperar com cominhos, pimenta cayenne, sal e pimenta. Mexer ocasionalmente até ficarem tenras e caramelizadas, bem apurado. Demora cerca de 20/25 minutos.
Enquanto as cenouras cozem, numa tábua de cozinha, misturar anis estrelado moído, os cominhos, a pimenta preta moída e um toque de pimenta cayenne. Tempera-se os peitos de pato de sal, e passa-se a pele dos mesmos nesta mistura de especiarias. Numa frigideira, ainda sem chama, coloca-se os peitos de pato virados com a pele para baixo, e liga-se o lume em médio-baixo. Não é necessário qualquer gordura, pois vai cozinhar na gordura largada pelo peito de pato. Após cerca de 12 minutos a pele vai estar já crocante, vira-se e deixa-se cozinhar mais 3/4 minutos. O peito de pato quer-se no máximo médio passado. Se ficar bem passado perde o interesse. Transfere-se os peitos para a tábua, e na gordura do pato junta-se as cebolas. Deixa-se estrungir. Adiciona-se o mel, o sumo de laranja e o limão, e deixa-se reduzir até metade. Antes de servir mistura-se a manteiga, tempera-se sal e pimenta e incorpora-se bem.
Fatia-se o pato (que já repousou cerca de 5 minutos, importante para reter os sucos), cobre-se com a cebola, e serve-se com as cenouras.
Bon Apetit.



1 comentário:

Rui Costa disse...

Estás um Chef! Muito bom aspecto:)