terça-feira, 4 de março de 2014

Caril, Frango & Coco

Estamos sempre a aprender. Numa receita do Nigel Slater, reparei que o caril, não levava......... caril.... Uma visita ao wikipédia e a explicação estava dada. A nossa noção de caril é um preparado de especiarias que pode variar muitíssimo, e que incluí imensas combinações. Pode existir essa denominação em pasta, em pó (a mais comum em Portugal), e a fresca e caseira feita na hora. É por aí que esta receita vai, e foi das melhores experiências recentes que apreciei.

INGREDIENTES: (quantidades são q.b.)
Pasta Caril:
Gengibre
Malaguetas verdes e vermelhas
Raspa e sumo de Lima
Dentes de Alho
Coentros
Hortelã
Tomates Frecos
Óleo
Molho de Soja
Molho de Peixe
Sal e Pimenta

5 Ancas de Frango
Sumo Lima
Coentros Picados
1 a 2 Latas de Leite de Coco
1/2 Pessegos descascados

PREPARAÇÃO:
Num robot de cozinha, colocar todos os ingredientes da pasta de caril, excepto os tomates,  colocar um fio de óleo e picá-los. Temperar com sal, pimenta preta, e os molhos de soja e peixe, juntar os tomates, e picar novamente.
Numa frigideira com óleo, fritar as ancas de frango dos dois lados, até alourarem bem e a pelo ficar estaladiça. Reservar. Tirar a maior parte do óleo, e fritar a pasta de caril durante alguns minutos. Junta-se o frango e o leite de coco, e deixa-se cozinhar durante 25 mins até o frango ficar pronto.
Rectificar os temperos com sal, pimenta e sumo de lima, e guarnecer com coentros frescos picados. Originalmente a receita também levava 1/2 pessegos descascados, o que poderá ser um bom twist para o sabor final.




1 comentário:

Tertúlia da Susy disse...

Parece-me uma refeição fantástica.
Bjs