quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Baklava


E porque é um tédio estar sempre a comer as mesmas sobremesas, decidi experimentar a famosa Baklava. Esta receita estará mais próxima da Baklava do Líbano, ou até Turca, no entanto a receita original remonta aos Persas, e pode ser encontrada nos países mediterrânicos, com diferentes variações. Crocante, Saboroso e Exótico, não desapontou em nada. 

INGREDIENTES:
200 gms Pistachios
200 gms Amêndoas
125 gms Açucar Mascavado
Canela q.b.
Cravinho 
Noz Moscada
20 folhas Massa Filo
1 Pacote Manteiga Derretida (para pincelar a massa filo)
1 Chávena Mel 
1 Chávena Água
1 Chávena Açúcar
Sumo de 1 Lima
1 colher de Água de Flor de Laranjeira

PREPARAÇÃO:
Juntar os frutos secos, o açúcar, e as especiarias numa picadora ou robot de cozinha, e reduzir a granulado.
Num tabuleiro 20x30 cm, pincelar com manteiga o mesmo, e depois sobrepor 10 folhas de massa filo, pincelando cada uma. Não se preocupem com o início da construção da Baklava, porque com a construção das camadas, elas acamam.
Após as 10 folhas, colocar metade da mistura. Colocar mais 4 folhas sempre pinceladas de manteiga, adicionar o restante preparado, e finalizar com mais 6 folhas de massa filo. Antes de levar ao forno a 180º, fazer desde já com uma faca bem afiada, um padrão para depois cortar mais facilmente sem estragar a Baklava.
Colocar no forno por 30 minutos até ficar bem dourado.
Entretanto junta-se as chávenas indicadas e o sumo de lima a uma panela em lume brando, e vamos mexendo sempre até ficar quase em licor. Desliga-se e junta-se a colher de Água de Flor de Laranjeira. Mal tirarmos a Baklava, rega-se com este licor e deixa-se arrefecer e absorver todo o líquido., 
Serve-se com pistachios ralados por cima.


Sem comentários: