sábado, 25 de outubro de 2014

Tosta de Fígado

Esta tosta, de um livro da Paril Bloomfield, é o que imagino ser o pequeno almoço de um lenhador numa Floresta Nóridica. Extremamente intenso e para apreciadores de sabores terrosos e fortes.

INGREDIENTES:
Azeite
Cebolas Picadas
Dentes de Alho
Vinho do Porto
Fígados de Galinha
Sal
Pimenta
Salsa
Pão

PREPARAÇÃO:
Numa frigideira a topo, colocar o azeite e deixar estar bem quente. Quando fumegar, baixa-se o lume, e junta-se cebola picada e alho picado q.b., e cozinha-se durante 1 a 2 minutos até ficar dourada. Junta-se um fio de vinho do Porto, abana-se bem a frigideira e reserva-se. 
Limpa-se bem a frigideira e volta-se a colocar no máximo com um fio de azeite. Quando voltar a fumegar, junta-se os fígados bem secos (com papel de cozinha por exemplo), e cozinha-se minuto a minuto e meio até figarem dourados. Viram-se, temperam-se generosamente com sal,  e deixam-se cozinhar mais 30 segundos. O objectivo é que fiquem como pequenos balões e ligeiramente fofos. Desliga-se o fogão, junta-se a mistura de cebolas com o líquido, mistura-se bem e deixa-se a arrefecer alguns minutos.
Deita-se um fio de azeite, rectifica-se de sal e pimenta preta, junta-se salsa picada e pica-se a mistura. Deixa-se arrefecer à temperatura ambiente, e barra-se em pão acabado de torrar com um fio de azeite.

Sem comentários: