quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Estufado de Lulas e Chouriço

O Chef francês Raymond Blanc, ao querer demonstrar o processo de slowcooking, decidiu presentear-nos com este estufado que junta dois sabores que normalmente não formam um par. A lula e o chouriço cozinhado muito lentamente ficam extremamente tenros e com uma união de sabores fabulosa.

INGREDIENTES:
Lulas sem pele, abertas, limpas
Alho 
Cebola
Tomilho
Louro
Paprica Tomates
Vinho Branco
Chouriço
Batatas
Salsa

PREPARAÇÃO:
Este chef tem como vício não dar medidas para as suas receitas, preferindo focar-se nos processos culinários e seus truques. No entanto, esta receita funciona muito bem "a olho".
Pegar nas lulas e com a ponta da faca fazer losangos na parte da pele, tendo cuidado para não perfurar. Cortar em triângulos e reservar.
Numa panela antiaderente, fazer um estrungido com alho, cebola, tomilho (só as folhas), 1 folha de louro, e paprica q.b.. Deixa-se apurar durante 2/3 minutos. Junta-se 3 ou 4 tomates aos cubos, algum vinho branco fervido (já sem álcool), o chouriço às rodelas, as batatas e as lulas. Tempera-se de sal (pouco) e pimenta preta.
Coloca-se no mínimo, de maneira a que esteja no máximo uma bolha no liquído. Tapa-se e deixa-se apurar lentamente durante 1 hora. 
Serve-se com alguma salsa picada para cor e fragrância.
Segundo o Raymond, as lulas cozinham-se durante 2 minutos, ou acima de 1 hora, no intervalo são incomestíveis. A verdade é que nesta receita ficaram a derreter-se na boca.
Bon apetit.

Sem comentários: