quarta-feira, 26 de março de 2014

Frango na Manteiga com Couscous


Este prato indiano, originalmente conhecido por Murgh Makhani, tem diversas variações dependendo da parte da Índia onde se come. O couscous pareceu-me o companheiro indicado, e a combinação casou perfeita.

INGREDIENTES:
500 gs coxas de frango, desossadas, sem pele e cortadas em cubos
Cebola Pequena picada
2 dentes de alho picados
Pedaço pequeno de gengibre fresco, picado
Mão de Coentros Picados
1 colher de Garam Masala (mistura de especiarias indiana, já se encontra nas grandes superfícies)
1 Malagueta SEca
2 Colheres de Sopa de Passata
25 gms de Manteiga

Couscous:
200 gms Couscous
Sumo de Limão
Manteiga
Alecrim Picado

Marinada:
2 Dentes de Alho Picados
Pedaço pequeno de gengibre fresco, picado
1 Malagueta Vermelha fatiada
Sumo 1/2 limão
3 colheres de chá de sementes coentro
150g iogurte natural
Sal e Pimenta q.b.

PREPARAÇÃO:
Numa frigideira seca colocar as sementes de coentro e deixar torrar. Quando estalarem estão prontas. Num almofariz passar a pó. Misturar com o iogurte, o alho, o gengibre, a malagueta e o sumo de limão num taça, e juntar o frango. Mexe-se bem, e reserva-se no frigorífico de preferência durante a noite.
Levar uma frigideira com azeite ao lume, e quando estiver bem quente, salteia-se a cebola e o alho. Quando estiver dourado, de imediato junta-se o gengibre e dá-se mais um minuto. Adiciona-se uma mão de coentros picados, a garam masala, a malagueta e o sumo de tomate, e deixa-se envolver bem. Junta-se a manteiga e deixa-se derreter, mexendo sempre. 
Neste momento retira-se o frango da marinada limpando todos os excessos, e cozinha-se na frigideira durante 10 minutos até ficar bem cozinhado. Leva-se ao mínimo e adiciona-se a marinada deixando apurar mais 5 minutos. Rectifica-se de sal e pimenta e serve-se com mais folhas de coentros picados.
Nestes 5 minutos leva-se  200mls de água temperada com sumo de limão  ao lume, e quando aquecer, desliga-se a panela, junta-se o couscous e tapa-se. Passado os 5 minutos, é só destapar, ligar novamente no mínimo, e com um garfo ir desfazendo o couscous, ajudado por uma colher de manteiga. Temperar de sal e pimenta, e ao gosto juntar rosmaninho picado.

Sem comentários: