domingo, 6 de abril de 2014

Lasagne Al Forno

A Lasanha é um prato em que o seu segredo se baseia em: Na qualidade do ragú e na qualidade do bechamel. E é nisso que esta receita se baseia. Misturando algumas das ideias dos melhores especialistas ficou uma pasta verdadeiramente especial.

INGREDIENTES:
400gms folhas lasanha

Ragú/Bolonhesa
550 gms de boa carne de vaca picada
2 fatias de bacon
2 cebolas roxas picadas 
2 dentes de alho picados
Oregãos secos q.b.
2 latas de tomate cubos
Pimenta Cayenne e 2 malaguetas secas picadas (picante)
Manjericão fresco

Bechamel
1/2 cebola
500 ml leite meio gordo
Salsa
Noz Moscada
Pimenta Preta e Rosa
1 Folha Louro
50g manteiga
50g Farinha
80 gms de Parmesão ralado na hora
Sal
Pimenta Preta q.b.

PREPARAÇÃO:
Começando pelo ragú, fatia-se o bacon, e leva-se a uma panela com azeite, e doura-se com os oregãos secos e as malaguetas. Quando estiverem dourados, baixa-se o lume e junta-se a cebola e o alho. Quando a cebola estiver translúcida, junta-se os tomates e carne picada. Com a colher de pau, vai-se partindo a carne. Com uma das latas de tomate, enche-se de água e junta-se à panela. Tempera-se de sal, pimenta cayenne e pimenta, e junta-se algum manjericão picado (reservando algumas folhas maiores). Quando ferver, colocar no minimo com a tampa da panela entreaberta, e deixa-se apurar durante uma hora. Ao fim desse tempo, retira-se a tampa e apura mais meia hora. Quando se retirar, rectifica-se os temperos e junta-se mais algumas folhas de manjericão.

Para o bechamel, convém antes do período da 1 hora do ragú, colocar numa panela a cebola fatiada, o leite, alguma salsa picada, alguns grãos de pimenta e o louro, temperar com noz moscada e deixar ferver. Quando ferver, coa-se e reserva-se o leite.
Novamente na panela no minímo, junta-se a manteiga, que se deixa derreter, e vai-se misturando sempre a farinha. Adiciona-se o leite, um pouco de cada vez, mexendo sempre bem antes de adicionar mais. Depois é uma questão de nunca parar de mexer com vigor até o molho estar bem ligado. Deixar apurar mais 2 ou 3 minutos até ficar espesso, temperar de sal e pimenta, e juntar boa parte do parmesão ralado.

Para a lasanha, existem algumas teorias acerca de pré-cozer ou não a pasta, dependendo sempre da quantidade de liquído que vamos colocar. Neste caso, dei uma pré-cozedura de 3 minutos, que se mostrou adequado.

Num pyrex, colocar por ordem:
1/3 do Ragú, folhas de lasanha, 1/3 do Ragú, 1/3 do Bechamél, folhas de lasanha, o resto do Ragú, 1/3 do Bechamél, folhas de lasanha, o resto do bechamel. Colocar À descrição o restante queijo parmesão ralado. Decorei ainda com 2 fatias de tomate e algumas folhas de manjericão, mas aí será ao gosto de cada um. Regar com um fio de azeite.
Levar ao forno pré-aquecido a 190º, o pyrex coberto  com papel de alumínio, durante 30 mins. Retirar o papel de alumínio e deixar alourar durante 20 mins até estar a borbulhar e bem dourada. 


Sem comentários: