segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Adana Kebap

Quando estive na Turquia, além de ter conhecido algumas das melhores pessoas com quem me cruzei na vida, estive numa cidade espetacular, Adana, onde o Ex-Libris é o Adana Kebap.

Feito sobre brasas incandescentes, com paus de espetada em ferro fundido, misturado com os ingredientes acima, foi das melhores experiências que tive até hoje. 

Ao tentar replicar o que lá experimentei, tive algumas dificuldades em copiar a receita. A principal dificuldade/impossibilidade, é a famosa gordura de cauda dos borregos da região. A segunda é um tempero, o sumac (sumagre), que nada mais são, que bagas da região, devidamente secas e trituradas. Têm um sabor citrico muito forte, e nesse caso consegui que um grande amigo local meu me enviasse.  

O resultado foi bastante fidedigno, com as devidas diferenças de o estar a comer em Ilhavo e não em Adana, o que convenhamos, não sabe ao mesmo.

INGREDIENTES:
Carne borrego Picada
Pimento vermelho
Pimentos Italianos Vermelhos e Verde
Cebola Roxa
Salsa e Coentros
Tomates
Pão Ázimo

PREPARAÇÃO:
Juntar a carne, sal, pimenta, sumac, piripiri. Misturar bem, juntar um pouco de água até ligar bem. Levar ao frigorífico. O objetivo é que ligue bem à espetada.
Misturar bem com pimento vermelho picado, e levar a carvão forte com muito cuidado.
Servir com tomates e pimentos italianos grelhados, cebola roxa polvilhada com sumac e sumo de limão, coentros e salsa. Efectuar  um wrap e comer de imediato.

Sem comentários: