domingo, 26 de abril de 2015

Carne de Porco Fumada 8 Horas


Esta pá de porco, fumada 8 horas num grelhador com tampa, a baixa temperatura, transforma uma parte barata do porco numa iguaria deliciosa. Uma carne aromática e tão tenra que é dificil de resistir. 

INGREDIENTES:
1 Pá Porco inteira
4 colheres sopa alho fresco finamente picado
4 colheres de sopa de sementes de coentro
4 colheres de sopa de paprika
3 colheres sopa sal
3 colheres sopa de pimenta preta
4 colheres sopa Azeite 

Vinagrete:
5 colheres sopa azeite
5 colheres sopa vinagre balsâmico
4 colheres sopa de coentros picados grosseiramente
2 colheres de molho picante à escolha
1 colher chá alho fresco finamente picado
Sal e Pimenta preta q.b.

PREPARAÇÃO:
Num almofariz misturar e pisar todos os ingredientes. Quando estiverem reduzidos, juntar 4 colheres de sopa de azeite e ligar bem. Esfrega-se bem a carne de porco com a mistura de especiarias, comprimindo bem para aderir. Reserva-se no frigorífico durante a noite.
No dia, num grelhador com tampa, acende-se o lume num dos lado do grelhador. 
Quando o lume esmorecer, coloca-se a carne de porco no lado afastado nas brasas sobre um tabuleiro descartável de alumínio, tendo cuidado para a carne não ficar sobre as brasas.
Põe-se a tampa do grelhador com os oríficios de ventilação abertos em um quarto, e deixa-se cozinhar 6 a 8 horas a uma temperatura entre os 100 e os 150º. Deita-se uma mão de carvão a cada 40 minutos. Para aromatizar o fumo, junta-se bocados de madeira, ou aparas molhadas de cerejeira ou carvalho.
Para verificar o grau de cozedura, espeta-se um cargo na carne e tenta-se leventá-la. Se o garfo deslizar sem que a carne se agarre está pronta!.
Para o vinagrete junta-se todos os ingredientes até ligar bem.

domingo, 12 de abril de 2015

Linguine Agli Scampi

Uma pasta como deve ser. O molho dá algum trabalho, mas resulta fabulosamente, dando uma profundidade de sabor muito relevante. Para uma ocasião especial.

INGREDIENTES:
12 Camarões grandes
Açafrão
1 Cebola
4 filetes anchova
Vinho Branco
1 Lata Tomate 
2 Dentes Alho
150g Tomate cereja
1 Malagueta Vermelha
200 Gms Linguine
Limão
Coentros

PREPARAÇÃO:
Descasca-se os camarões, e picam-se metade, ficando a outra metade inteiros.
Coloca-se um fervedor com uma pouca de água e açafrão q.b., até dissolver e ficar a água bem amarela. Numa frigideira, frita-se em azeite as cabeças e cascas dos camarões. Passado 1 minuto, junta-se 1 cebola picada, e deixa-se refogar lentamente. Quando a cebola estiver bem translúcida, junta-se a água de açafrão e as anchovas. Aumenta-se a temperatura, junta-se 1 copo de vinho branco, e deixa-se ferver até evaporar o alcool. Adiciona-se o tomate em lata, 400 ml de água, e tempera-se de sal e pimenta. Cozinha-se durante mais 10 minutos, e depois tritura-se muito bem no liquidificador até ficar homogéneo. Finalmente passa-se num coador para retirar qualquer casca pequena que tenha ficado.
Entretanto coze-se a massa conforme instruções de cada marca. 
Num tacho, em lume forte, coloca-se os dentes de alho e a malagueta num fio de azeite. Passado 1 minuto, junta-se os camarões inteiros, e passado outro minuto, os camarões picados e os tomates cerejas em metades. MIstura-se bem e junta-se o molho de tomate, e baixa-se a temperatura para branda. Junta-se a massa, envolve-se bem, rectifica-se os temperos, salpica-se com coentros picados, e rega-se com sumo de limão e um fio de azeite.

sábado, 11 de abril de 2015

Arroz de Pato

O arroz de pato feito com alguma atenção, é simplesmente um prato extraordinário da cozinha portuguesa. Para isso necessita de ser apresentado a borbulhar, com um topo crocante, um interior manteigoso, e intenso em sabor. 

INGREDIENTES:
1/2 Pato
1 Entremeada Salgada
1 Chouriço Porco Preto Alentejano
1 Cebola
2 Folhas de Louro
2 Dentes de Alho
Vinho do Porto
Sal
Pimenta Preta
Tomilho
400gms Arroz Vaporizado
1 Cebola Picada

PREPARAÇÃO:
Numa panela com água a ferver, coloca-se o pato aos pedaços, o chouriço, a entremeada, a cebola, o alho, o louro, o tomilho e um fio de vinho do porto q.b. Tempera-se de sal, e abundantemente de pimenta preta e deixa-se cozer 45 minutos.
Reserva-se o caldo da cozedura, o chouriço e a entremeada. Retira-se o pato, e desfia-se. 
Entretanto, lava-se o arroz vaporizado. Numa panela, coloca-se um fio de azeite, e faz-se um refogado com uma cebola picada. Quando dourar, junta-se o arroz, e deixa-se fritar até ficar translúcido. Rega-se com o caldo da cozedura do pato, acerta-se com sal e cozinha-se durante 10 minutos.
Neste momento liga-se o forno a 200º, corta-se o chouriço em rodelas e a entremeada em fatias ou cubos. Num pyrex, faz-se uma base com metade do arroz, depois com o pato e a entremeada misturados, e volta-se a cobrir com arroz. Termina-se com o chouriço fatiado grosseiramente para dar um aspecto rústico e assimétrico.
Vai ao forno 10 minutos até estar dourado e a borbulhar.