sábado, 11 de abril de 2015

Arroz de Pato

O arroz de pato feito com alguma atenção, é simplesmente um prato extraordinário da cozinha portuguesa. Para isso necessita de ser apresentado a borbulhar, com um topo crocante, um interior manteigoso, e intenso em sabor. 

INGREDIENTES:
1/2 Pato
1 Entremeada Salgada
1 Chouriço Porco Preto Alentejano
1 Cebola
2 Folhas de Louro
2 Dentes de Alho
Vinho do Porto
Sal
Pimenta Preta
Tomilho
400gms Arroz Vaporizado
1 Cebola Picada

PREPARAÇÃO:
Numa panela com água a ferver, coloca-se o pato aos pedaços, o chouriço, a entremeada, a cebola, o alho, o louro, o tomilho e um fio de vinho do porto q.b. Tempera-se de sal, e abundantemente de pimenta preta e deixa-se cozer 45 minutos.
Reserva-se o caldo da cozedura, o chouriço e a entremeada. Retira-se o pato, e desfia-se. 
Entretanto, lava-se o arroz vaporizado. Numa panela, coloca-se um fio de azeite, e faz-se um refogado com uma cebola picada. Quando dourar, junta-se o arroz, e deixa-se fritar até ficar translúcido. Rega-se com o caldo da cozedura do pato, acerta-se com sal e cozinha-se durante 10 minutos.
Neste momento liga-se o forno a 200º, corta-se o chouriço em rodelas e a entremeada em fatias ou cubos. Num pyrex, faz-se uma base com metade do arroz, depois com o pato e a entremeada misturados, e volta-se a cobrir com arroz. Termina-se com o chouriço fatiado grosseiramente para dar um aspecto rústico e assimétrico.
Vai ao forno 10 minutos até estar dourado e a borbulhar.

Sem comentários: