domingo, 12 de abril de 2015

Linguine Agli Scampi

Uma pasta como deve ser. O molho dá algum trabalho, mas resulta fabulosamente, dando uma profundidade de sabor muito relevante. Para uma ocasião especial.

INGREDIENTES:
12 Camarões grandes
Açafrão
1 Cebola
4 filetes anchova
Vinho Branco
1 Lata Tomate 
2 Dentes Alho
150g Tomate cereja
1 Malagueta Vermelha
200 Gms Linguine
Limão
Coentros

PREPARAÇÃO:
Descasca-se os camarões, e picam-se metade, ficando a outra metade inteiros.
Coloca-se um fervedor com uma pouca de água e açafrão q.b., até dissolver e ficar a água bem amarela. Numa frigideira, frita-se em azeite as cabeças e cascas dos camarões. Passado 1 minuto, junta-se 1 cebola picada, e deixa-se refogar lentamente. Quando a cebola estiver bem translúcida, junta-se a água de açafrão e as anchovas. Aumenta-se a temperatura, junta-se 1 copo de vinho branco, e deixa-se ferver até evaporar o alcool. Adiciona-se o tomate em lata, 400 ml de água, e tempera-se de sal e pimenta. Cozinha-se durante mais 10 minutos, e depois tritura-se muito bem no liquidificador até ficar homogéneo. Finalmente passa-se num coador para retirar qualquer casca pequena que tenha ficado.
Entretanto coze-se a massa conforme instruções de cada marca. 
Num tacho, em lume forte, coloca-se os dentes de alho e a malagueta num fio de azeite. Passado 1 minuto, junta-se os camarões inteiros, e passado outro minuto, os camarões picados e os tomates cerejas em metades. MIstura-se bem e junta-se o molho de tomate, e baixa-se a temperatura para branda. Junta-se a massa, envolve-se bem, rectifica-se os temperos, salpica-se com coentros picados, e rega-se com sumo de limão e um fio de azeite.

Sem comentários: