domingo, 3 de maio de 2015

Assado lento de Borrego com Arroz das 7 Cores


A Siba, com os seus sabores sul-africanos, traz-nos uma receita para um almoço de domingo. Com pouco trabalho, sabores diferentes e vários ingredientes, consegue uma receita agradável e aromática.

Borrego
INGREDIENTES:
Perna de Borrego (fazer furinhos na perna com uma faca, onde caiba 1 dente de alho)
Alho
Alecrim
Tomilho
Maionaise
Mostarda C /grãos
Mostarda em Pó
1 Limão e Raspa
1 Fio de Azeite
Pimenta Preta
3 Dentes Alho PIcados
Menta Picada
Caldo de Galinha

PREPARAÇÃO:
Colocar dentes de alho e alecrim nos furos efectuados na perna. Numa tigela juntar q.b. todos os outros ingredientes excepto as ervas aromática e o caldo. Mexer bem a marinada, e barrar a perna. Num tabuleiro de alumínio, fazer uma cama de alecrim e tomilho, e colocar a perna por cima. Juntar à volta o caldo de galinha e cobrir com papel de alumínio. Leva-se a 140º durante 3 a 4 horas. Retira-se o alumínio e deixa-se dourar a 180º durante mais 30 mins.

Molho p/ acompanhar:
Ao tirar o borrego, com o molho que restar, juntar crâime fraiche, 1 colher de mostarda, um pouco de mel, e 125ml de caldo de galinha. Apurar uns minutos e juntar hortelã picada. Coar e servir.

Arroz:
INGREDIENTES:
Arroz Basmati 
Cebola
Alho
Bacon
Pimentos aos quadrados (verde, vermelho, amarelo e laranja)
Caril em pó
Tomilho

PREPARAÇÃO:
Numa frigideira refogar cebola e alho. Quando estiver translúcido, juntar o bacon e deixar fritar até ficar crocante. Junta-se os pimentos, 1 colher de caril, folhas de tomilho e o arroz. Mexe-se bem e vagarosamente. Quando o arroz fritar, junta-se água a ferver (uma vez e meia a medida do arroz) temperada de sal e pimenta preta, e deixa-se cozer muito lentamente.
Reservar 5 minutos antes de servir.


Sem comentários: