domingo, 17 de julho de 2016

Entrecosto no Smoker

O entrecosto feito no smoker em slowcook tem um sabor absolutamente divinal. Existem combinações infinitas, e é uma das especialidades que habitualmente concorrem nos concursos de barbecue. O molho de barbecue, com o distinto toque do Tabasco, dá-lhe uma dimensão de sabores formidável. Relembro que esta receita pode sempre ser feita no forno convencional, seguindo exactamente os mesmo passos.

Ingredientes:
3 Fatias de Entrecosto
200 ml Mostarda
100 ml Mel
2 colheres de sal e 1 colher de:cominhos, piripiri, alho em pó, cebola  em pó, cayenne, paprika fumada. (bem misturado)

Preparação:

Primeiro colocar a carne à temperatura ambiente. Levar o smoker ou forno à temperatura de 110º. Neste caso usei uma mistura de macieira e cerejeira para o fumo. Polvilha-se o entrecosto com metade do preparado de especiarias, pincela-se com a mostarda até ficarem bem cobertos, e depois polvilha-se com o resto do preparado.
Leva-se ao smoker durante 2 horas virando-os a meio do tempo. Retiram-se, pincelam-se com o mel, envolvem-se em papel de alumínio não muito apertado (que permita à carne respirar, e leva-se mais 1 hora ao smoker. Retiram-se novamente, pincelam-se com o molho Bbq que está infra, aumenta-se a temperatura para 180º e levam-se novamente ao grill sem o papel de alumínio para mais 15 a 20 minutos, onde vão ficar bem douradas e pegajosas. Acompanhar com muita cerveja.

Molho Bbq

1 cebola
3 dentes de alho
2 malaguetas vermelhas
Colher manteiga
Azeite
1 Colher Mel
2 Colheres Açúcar mascavado
Mostarda em pó
2 colheres Worcestershire
3 Colheres tomate em puré
Whisky
2 Colheres molho soja
3 colheres de Vinagre
125ml Ketchup
Tabasco
3 Folhas Louro
Sal e Pimenta Preta

Preparação:

Picar a cebola o alho e as malaguetas. Numa frigideira, derreter a manteiga e um fio de azeite, e saltear os vegetais durante 10 minutos, até ficarem translúcidos, sem ganharem cor mexendo sempre.
Depois sequencialmente adiciona-se o mel, açúcar e mostarda. Vão-se adicionando os restantes ingredientes (excepto o sal e pimenta) e 200ml de água. Leva-se a ferver e depois deixa-se apurar no mínimo durante 45 minutos até ficar bem reduzido. Se começar a reduzir demasiado, junta-se um pouco de água. Tempera-se de sal e pimenta e reserva-se.



Sem comentários: