segunda-feira, 26 de março de 2012

Creme da Horta


Muitas vezes somos simplistas nas sopas. Coze-se os vegetais e pouco mais que isso. Existem centenas e centenas de sopas com os mais variados sabores, e é o meu objectivo colocar aqui todas aquelas que tenham sido bem sucedidas, desde as mais simples como é este o caso, às mais arrojadas.


4P
INGREDIENTES:
2 Courgettes
1 Cenoura
2 Folhas de Alface
1 Alho Francês
1 Batata
1/2 L de Água / Caldo de Galinha
1/4 L Leite Fresco (Magro/ M Gordo)
Manteiga /Azeite
Sal


PREPARAÇÃO:
Primeiro, lavar as courgettes, o alho francÊs, a cenoura, as folhas de alface. A seguir, cortar as courgettes, sem pelá-las, em pedaços do mesmo tamanho. Cortar, também em rodelas finas a parte branca do alho francês, raspar a cenoura, pelar a batata e cortar ambos ingredientes em pedaços pequenos. Fazer a mesma coisa com as folhas de alface. Num tacho de tamanho médio, pôr alguma manteiga e um fio de azeite (fica perfeito sem manteiga, diminuindo naturalmente o sabor, mas também as calorias), Refogar os legumes numa panela funda em lume brando e temperar com sal. Passados 15 minutos juntar a água a ferver (ou caldo de galinha, fica à escolha), e deixar cozer até as verduras estarem tenras.
Retirar o taco do lume e triturar os ingredientes com a varinha mágica até ficar bem macio e sem grumos. Depois junta-se pouco a pouco o leite, mexendo sempre, para evitar que se formem grumos, devendo o creme ficar com uma textura suave e fina. Quando se servir, agregar, sem mexer, uma colher de azeite virgem em cada prato.

Sem comentários: