domingo, 27 de abril de 2014
Favas à Gandaresa
Pelo que pude verificar, existe uma variação da receita de favas quase por localidade. Esta é uma variação da habitual feita pela região da gândara, e que resultou em pleno.
INGREDIENTES:
Batatas Novas
Favas
Entremeada Salgada
Toucinho
Cebolinho
Ovo
PREPARAÇÃO:
Cortar o toucinho e a entremeada às tiras. Numa frigideira, levar o toucinho a fritar na sua própria gordura, e juntar a entremeada até dourar.
Cozer as favas e a batatas em água e sal durante 15 minutos. Escorrer, devolver à panela. Juntar as carnes, algumas colheres do liquido da fritura, cebolinho picado. Acompanhar com um ovo acabado de estrelar.
domingo, 20 de abril de 2014
Bruschetta Toscana
Um prato típico italiano, que segundo o Jamie Oliver afiança, é habitual entre caçadores, após uma manhã de caça. O resultado é uma bruschetta com uma carne absolutamente tenra, e bastante aromática.
INGREDIENTES:
2,5kg de Ossobuco
20 dentes de alho
Pimenta Preta
Vinho tinto
Louro
Alecrim
PREPARAÇÃO:
Numa assadeira de inox, colocar a carne, temperada de sal. Juntar os dentes de alho, alecrim ( 3 ou 4 pés) e pimenta preta, 2 ou 3 folhas de louro, e o vinho até cobrir. Tapar com papel de alumínio (2 camada), e levar 12h a forno de lenha muito brando. Quando estiver pronto, desfaz-se a carne, e serve-se sob uma fatia de pão torrado.
Chanfana de Cabra
Após discussões várias, esta páscoa seguiram chanfanas de cabra e de carneiro, para se tirar a prova dos nove. Com aclamação por unanimidade da cabra, fica a referência para eventos futuros.
INGREDIENTES: (para um caçoila grande de barro negro)
3,5kg Cabra aos Pedaços (Grandes)
Toucinho Fresco aos Pedaços
4 Cebolas Às rodelas
4 Dentes de alho descascados
2 Colheres de Banha
Salsa q.b.
Sal, Pimenta, Açúcar, Louro, Paprika e Azeite
Vinho tinto (Dão)
PREPARAÇÃO:
No dia anterior, colocar na caçoila de barro, a carne, o toucinho, o alho, a banha e a salsa picada. Regar com azeite. Temperar de sal, pimenta preta, açucar e paprika. Junta-se uma folha de louro, cobre-se com as cebolas, e rega-se com o vinho até cobrir. Num forno já a descair na temperatura, junta-se a caçoila, e deixa-se sempre tapada, remexendo os pedaços de hora a hora. Se estiver com tendência a secar juntar alguma água. Está pronta quando a carne se soltar dos ossos. Neste caso esteve 12h a apurar, e ficou perfeita.
Vitela Assada à Lafões
Um clássico gastronómico português, o segredo desta carne que se desfaz na boca, está primeiro na matéria prima, onde convém arranjar boa aba de vitela com costela, de preferência de carne arouquesa ou maranhoa, e depois a confecção, dado que vai cozinhando enquanto a água evapora, cozendo e assando ao mesmo tempo. É importante ir virando a carne para assar uniformemente.
INGREDIENTES:
Aba de Vitela C/ Costela
Cebolas em meias luas
Sal
Tomilho
Pimenta Preta
Azeite
Água
PREPARAÇÃO:
Numa assadeira, fazer uma base com as cebolas. Colocar por cima a vitela, temperar generosamente com sal, pimenta preta e tomilho, e regar com azeite. Encher a assadeira de água, e levar a forno a lenha bem quente. Quando ficar apenas um dedo de água, e a carne bem assada está pronta a servir.
domingo, 6 de abril de 2014
Lasagne Al Forno
INGREDIENTES:
400gms folhas lasanha
Ragú/Bolonhesa
550 gms de boa carne de vaca picada
2 fatias de bacon
2 cebolas roxas picadas
2 dentes de alho picados
Oregãos secos q.b.
2 latas de tomate cubos
Pimenta Cayenne e 2 malaguetas secas picadas (picante)
Manjericão fresco
Bechamel
1/2 cebola
500 ml leite meio gordo
Salsa
Noz Moscada
Pimenta Preta e Rosa
1 Folha Louro
50g manteiga
50g Farinha
80 gms de Parmesão ralado na hora
Sal
Pimenta Preta q.b.
PREPARAÇÃO:
Começando pelo ragú, fatia-se o bacon, e leva-se a uma panela com azeite, e doura-se com os oregãos secos e as malaguetas. Quando estiverem dourados, baixa-se o lume e junta-se a cebola e o alho. Quando a cebola estiver translúcida, junta-se os tomates e carne picada. Com a colher de pau, vai-se partindo a carne. Com uma das latas de tomate, enche-se de água e junta-se à panela. Tempera-se de sal, pimenta cayenne e pimenta, e junta-se algum manjericão picado (reservando algumas folhas maiores). Quando ferver, colocar no minimo com a tampa da panela entreaberta, e deixa-se apurar durante uma hora. Ao fim desse tempo, retira-se a tampa e apura mais meia hora. Quando se retirar, rectifica-se os temperos e junta-se mais algumas folhas de manjericão.
Para o bechamel, convém antes do período da 1 hora do ragú, colocar numa panela a cebola fatiada, o leite, alguma salsa picada, alguns grãos de pimenta e o louro, temperar com noz moscada e deixar ferver. Quando ferver, coa-se e reserva-se o leite.
Novamente na panela no minímo, junta-se a manteiga, que se deixa derreter, e vai-se misturando sempre a farinha. Adiciona-se o leite, um pouco de cada vez, mexendo sempre bem antes de adicionar mais. Depois é uma questão de nunca parar de mexer com vigor até o molho estar bem ligado. Deixar apurar mais 2 ou 3 minutos até ficar espesso, temperar de sal e pimenta, e juntar boa parte do parmesão ralado.
Para a lasanha, existem algumas teorias acerca de pré-cozer ou não a pasta, dependendo sempre da quantidade de liquído que vamos colocar. Neste caso, dei uma pré-cozedura de 3 minutos, que se mostrou adequado.
Num pyrex, colocar por ordem:
1/3 do Ragú, folhas de lasanha, 1/3 do Ragú, 1/3 do Bechamél, folhas de lasanha, o resto do Ragú, 1/3 do Bechamél, folhas de lasanha, o resto do bechamel. Colocar À descrição o restante queijo parmesão ralado. Decorei ainda com 2 fatias de tomate e algumas folhas de manjericão, mas aí será ao gosto de cada um. Regar com um fio de azeite.
Levar ao forno pré-aquecido a 190º, o pyrex coberto com papel de alumínio, durante 30 mins. Retirar o papel de alumínio e deixar alourar durante 20 mins até estar a borbulhar e bem dourada.
Subscrever:
Comentários (Atom)