domingo, 12 de fevereiro de 2012

Risotto Açafrão e Camarão



Na cozinha ninguém efectivamente inventa nada, só ainda não leu o suficiente. No entanto, na ânsia de melhorar receitas, criei o meu risotto preferido. Aí vai.
Normalmente digo para seguirem a receita de risotto branco (que ainda não coloquei no blog, mas prometo, farei), mas desta vez vou dar os passos todos para 2 pessoas.
RECEITA PARA: 2 pessoas

INGREDIENTES:
Risotto (200 g)
Camarão q.b.
Limão q.b.
Azeitonas às rodelas q.b.
Parmesão (80 g chega)
Manteiga (50 g)
Sal, Pimenta e Malagueta ao sabor de cada um
Alho (1 alho picado por 2 camarões)
Açafrão
1 cebola picada
Martini Branco
1/2 caldo marisco

PREPARAÇÃO:
Descasca-se completamente o camarão, e tempera-se com sal e pimenta à vontade.
Depois na panela onde vamos fazer o risotto, aquece-se com azeite e uma malagueta picada. Depois ao mesmo tempo junta-se os camarões e alhos ao mesmo tempo a fritar. É importante ser ao mesmo tempo que ficam muito mais apaladados. Frita-se 1, 2 minutos de cada lado, ate deixarem de estar transparentes. Quando isso acontece, não vale mais a pena continuar a cozinhar. O camarão só tem 2 pontos, ou está cru (transparente) ou cozinhado, a partir daí, diminui a qualidade do mesmo. Assim, retira-se o camarão frito e reserva-se. Nesse azeite aromatizado de camarão, junta-se 1 cebola picada (e aipo se tiverem) e faz-se um sofritto (estrungido muito lento > 10 mins). Enquanto isso tenham agua a ferver anexa à panela do risotto, com 1/2 caldo de marisco e 4 a 5 colheres de açafrão. Esta água será a base do risotto.
Quando a cebola estiver translúcida junta-se o arroz a fritar, aumentando o lume para o máximo. Quando estiver bem seco e bem frito o arroz junta-se Martini Branco, dando um cheiro extremamente doce e bom. Não se assustem pois o prato no fim não ficará doce. Quando tiver evaporado, põe-se no minímo e começa-se a juntar uma concha de água com açafrão de cada vez, deixando evaporar cada uma delas, antes de colocar a próxima. Aproveitem agora para temperar de sal e pimenta. Quando o arroz estiver já quase cozido (10/15 minutos) vem os pontos mais essenciais do risotto. Quando colocarem a última concha de água, não deixem secar demasiado o risotto. O objectivo é abanarem a panela e não ficar nem seco, nem aguado, mas sim ligado. Quando estiver neste estado, de imediato retirem do lume. Junta-se a manteiga e mexe-se até derreter. E depois sequencialmente e rápidamente junta-se os camarões, azeitonas às rodelas, parmesão e o sumo de 1 limão. Tapa-se de imediato, e deixa-se repousar 2 a 3 minutos. Este tempo será fulcral para o risotto ficar extra cremoso.
Bon apettit!

Sem comentários: