domingo, 4 de março de 2012

Alheira Assada com Arroz de Açafrão


Normalmente as pessoas têm algum medo de cozinhar alheiras porque o risco de se desmancharem é grande. Com alguns truques, é infalível. Primeira regra é comprar a alheira o mais seca possível. Se estiver muito molhada, estilo salsicha fresca, pode-se trazer, mas convém dar-lhe tempo para secar, de preferência em ambiente de fumeiro (por dificíl que hoje seja). Esta é uma saborosíssima alheira de vinhais, com carne de porco bísaro e broa de milho.


2 PAX
INGREDIENTES:
2 Alheiras de Vinhais
120 gms Arroz
2 Ovos
Sal 
Pimenta
Cebolinho


PREPARAÇÃO:
Para a alheira, e evitando fritá-la para diminuir a gordura do prato, vamos assá-la em forno. Ligar o forno a 150º, e picar a alheira 2 ou 3 vezes, com uma faca afiada. Quando o forno estiver à temperatura, colocar a alheira e deixar assar durante 15/20 minutos. É normal que saiam alguns liquídos pelos orifícios, por isso convém colocar as alheiras na grelha, com um tabuleiro por baixo.
Para o arroz, leva-se 240 mls de água para os 120 mg de arroz ao lume no máximo. Junta-se azeite e sal q.b.. Quando estiver a ferver, junta-se o arroz, tapa-se e leva-se o fogão ao mínimo sem mais mexer. Quando a água tiver toda evaporada, deixa-se cozer lentamente 2/3 minutos com o forno desligado.
O ovo, estrelado em óleo, e boriffado com sal e azeite picante para quem gosta. Polvilhar com cebolinho.

2 comentários:

São Ribeiro disse...

ADORO ALHEIRAS MAS TEM QUE SER GRELHADA E NA VERDADE GOSTO DE ARREBENTAR QUANDO ESTA AINDA ESTA A GRELHAR.
BJ

Kullervo disse...

Eu também prefiro grelhada. Mas venha primeiro a primavera para atacar no Carvão!