sábado, 3 de maio de 2014

Coxas de Frango Fumadas


Barbecue ao estilo americano. Com o vidrado dado às ancas de frango, elas ficam, viscosas e agridoces, com um sabor fumado completamente diferente do que estamos habituados a comer por cá. São óptimas quentes, acompanhadas de umas boas batatas fritas, e uma cerveja bem gelada.

INGREDIENTES (2pax):

5 Coxas/Ancas de Frango sem pele

Pasta:
2 colheres de sopa de sementes de coentros
2 colheres de sopa de paprika
1 colher de sopa de pimenta rosa
2 colheres de sopa de açucar mascavado
2 colheres de sopa de pimenta-preta
1 colher sopa sal

Molho:
2 colheres sopa de ketchup picante
2 colheres sopa de mel
Sumo de 1/2 limão

PREPARAÇÃO:
Acende-se o lume num grelhador com tampa (fundamental para grelhar de forma indirecta), e alojando o carvão apenas de um dos lados do grelhador. Quando as brasas estiverem cobertas de cinza, está pronto a cozinhar.
Entretanto mistura-se num almofariz os ingredientes da pasta de especiarias. Moem-se bem até ficarem bem ligados. Pincela-se o frango com azeite aromático, e espalha-se a pasta generosamente sobre o frango, pressionando bem para os sabores entrarem na carne. 
Coloca-se a carne no lado do grelhador que não tem brasas, tendo especial cuidado para não ficar directamente sobre elas. Coloca-se a tampa, com os orifícios de ventilação pela metade, e deixa-se cozinhar durante meia hora. Ao fim deste tempo, vira-se o frango, e acrescenta-se mais carvão, e volta-se a tapar.
Entretanto mistura-se bem o molho, e ao fim de 20 minutos de cozedura, pincela-se o frango com o molho, deixando apurar mais 10 a 15 minutos até o frango estar bem apurado e dourado. Servir de imediato. 






Sem comentários: