sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Confit de Pato

O Confit é um método de cozinhar em gordura, por norma lentamente, o que permite reservar a comida e conservá-la nessa gordura e se bem reservada dura meses e até anos. Em Portugal um método similar é o que utilizamos para fazer os nossos rojões. Tipicamente do sudoeste de França, o confit de pato é uma autêntica iguaria, extremamente fácil de fazer, e que todos deveriam experimentar. 
O problema está na gordura de pato (equivalente da nossa famosa banha de porco), que para quem não quer trabalho excessivo tem que mandar vir da Amazon, porque as nossas grandes superfícies ainda não o têm.

INGREDIENTES: 
4 Coxas de Pato
Sal
Pimenta
Alho
Tomilho
Louro
2 Embalagens de 1kg de Gordura de Pato

PREPARAÇÃO:
12h antes, ou durante a noite, temperar o pato com sal, pimenta preta, alho picado, tomilho e louro. Tapa-se bem o recipiente com papel aderente(para não oxigenar), e deixa-se no frigorífico a repousar. 
Deita-se a gordura numa panela funda até a gordura estar a começar a borbulhar, coloca-se no mínimo, e junta-se cuidadosamente as coxas de pato. Deverão cozinhar lentamente durante 1hora e 1/2 a 2h, dependendo do tamanho do pato.
Quando estiverem prontas, colocam-se numa frigideira com a pele voltada para baixo, e deixa-se fritar na própria gordura durante 2 ou 3 minutos até a pele ficar bem crocante.

Sem comentários: