terça-feira, 27 de março de 2012

Azeite Provençal e Azeite Picante

Os azeites aromáticos são ainda uma paixão minha a explorar. No entanto após ler bastante sobre o assunto, em resumo há 3 regras de ouro sempre a cumprir, que muitos por ignorância se esquecem, e daí as proibições da ASAE nos azeites caseiros.
1- Esterilizar garrafa e tampa
2- Nenhum ingrediente pode ter qualquer ponta de água/humidade. 
3-Aquecer sempre o azeite com os ingredientes a preservar, antes de guardar na garrafa.
Estes 3 pontos têm implicações directas e graves não no sabor mas sim na saúde, dado que a ausência destes cuidados básicos pode trazer complicações sérias. 
Os azeites bem acondicionados apanham sabor passado 1 mês e duram 1 ano em dispensa.

Azeite Picante:
Separar Malaguetas q.b. Lavá-las bem e deixá-las secar completamente. Aquecer o azeite com as malaguetas e reservar.

Azeite Provençal:
Aquecer o azeite com o tomilho devidamente seco, 1 malagueta, 1 folha de louro e grãos de pimenta rosa. Reservar.

Voltarei a este tópico no futuro, com receitas mais arrojadas.

segunda-feira, 26 de março de 2012

Creme da Horta


Muitas vezes somos simplistas nas sopas. Coze-se os vegetais e pouco mais que isso. Existem centenas e centenas de sopas com os mais variados sabores, e é o meu objectivo colocar aqui todas aquelas que tenham sido bem sucedidas, desde as mais simples como é este o caso, às mais arrojadas.


4P
INGREDIENTES:
2 Courgettes
1 Cenoura
2 Folhas de Alface
1 Alho Francês
1 Batata
1/2 L de Água / Caldo de Galinha
1/4 L Leite Fresco (Magro/ M Gordo)
Manteiga /Azeite
Sal


PREPARAÇÃO:
Primeiro, lavar as courgettes, o alho francÊs, a cenoura, as folhas de alface. A seguir, cortar as courgettes, sem pelá-las, em pedaços do mesmo tamanho. Cortar, também em rodelas finas a parte branca do alho francês, raspar a cenoura, pelar a batata e cortar ambos ingredientes em pedaços pequenos. Fazer a mesma coisa com as folhas de alface. Num tacho de tamanho médio, pôr alguma manteiga e um fio de azeite (fica perfeito sem manteiga, diminuindo naturalmente o sabor, mas também as calorias), Refogar os legumes numa panela funda em lume brando e temperar com sal. Passados 15 minutos juntar a água a ferver (ou caldo de galinha, fica à escolha), e deixar cozer até as verduras estarem tenras.
Retirar o taco do lume e triturar os ingredientes com a varinha mágica até ficar bem macio e sem grumos. Depois junta-se pouco a pouco o leite, mexendo sempre, para evitar que se formem grumos, devendo o creme ficar com uma textura suave e fina. Quando se servir, agregar, sem mexer, uma colher de azeite virgem em cada prato.

segunda-feira, 12 de março de 2012

Ameijoas À Bolhão Pato


Um dos meus petiscos preferidos, tem várias variações e esta é infalível. A melhor ameijoa, na minha modesta opinião é a ameijoa macho, mas a ameijoa japonesa, ou a branca (nesta foto) também são boas soluções. A vietnamita é a de sabor menos intenso, e de menor qualidade.

INGREDIENTES:
1 Saco Ameijoa 
Alho Q.b.
Malaguetas q.b.
Coentros q.b.
Sal 
Pimenta
Vinho branco
Muito azeite 


PREPARAÇÃO:
1 hora antes, colocar as ameijoas em água muito salgada, para abrirem e perderem as areias e impurezas.
Picar quanto alho acharem suficiente. É dificil ser demais, e normalmente utilizo para 1 saco de ameijoas, 1 a a 2 cabeças de alho picadas. Leva-se um wok ou panela funda ao lume com uma quantidade generosa de azeite, e faz-se um estrungido com o alho e malaguetas. Depois junta-se as ameijoas, e deixa-se apurar 1 minuto com o fogão no máximo. Adiciona-se mais azeite, sal, pimenta preta e os coentros picados, tapa-se e deixa-se apurar 5 minutos. Ao fim de 5 minutos, rega-se com vinho branco para "refrescar" o molho, e deixa-se apurar durante mais uns minutos com a panela destapada. Servir, e comer com muito pão para molhar devidamente.

Spaghetti com Almondegas



2 P
INGREDIENTES:
350 gms Carne Vaca picada
200 gms Esparguete
1 lata tomate picado
Alho 
Cebola
Cogumelos
Sal
Pimenta
Parmesão
1 ovo
Pão Ralado
Tomilho
Manjericão


PREPARAÇÃO:
Primeiro fazemos as almôndegas. Numa tigela, colocamos a carne, 1 ovo, pão ralado e tomilho. Amassamos bem até ficar tudo bem ligado. Para facilitar fazer as almondegas, passamos as mãos por água, fazemos as famosas bolinhas, e passamos-las em farinha. Fritam-se em azeite e reservam-se. Entretanto, coze-se o esparguete, que se reserva quando pronto, e vamos tratar do molho de tomate. Numa frigideira larga, faz-se um estrungido de alho e cebola durante 2 minutos, e junta-se posteriormente o tomate, os cogumelos e o manjericão.(essencial nos bons molhos de tomate). Tempera-se generosamente de sal e pimenta, e deixa-se apurar pelo menos 20 mins, mexendo de vez em quando. Quando estiver bem apurado, junta-se o esparguete e as almôndegas, e polvilha-se com parmesão acabado de ralar.

terça-feira, 6 de março de 2012

Risotto de Almôndegas





Combinando risotto com almôndegas, não pode de todo sair mal, concordam?




INGREDIENTES:
Para as almôndegas
Carne de Vaca Picada
2 gemas de ovo
Pão ralado
Cominhos
Oregãos
Farinha
Receita de Risotto Branco


PREPARAÇÃO:
Primeiro começamos por preparar as almondegas! Pica-se a carne de vaca e reserva-se para um recipiente. Juntamos pão ralado q.b. 2 gemas de ovo (para 2 pessoas), cominhos e oregaos, e amassa-se bem. Para mais facilmente fazer as almondegas, passa-se as mãos por água, e começa-se a fazer as famosas bolinhas. Passam-se as almondegas por uma camada fina de farinha e estão prontas.
Põe-se uma panela com azeite e malagueta a aquecer frita-se as almondegas. Quando estiverem prontas, retirem e reservem. Com uma colher de pau, retirem os bocados colados à frigideira, mas deixem-nos lá ficar para tornar o sabor do risotto bem mais autentico.
A partir desse molho natural, faz-se a receita de risotto. Quando se juntar o parmesão, junta-se também as almondegas, mexe-se, tapa-se durante 2 minutos e está pronto.

domingo, 4 de março de 2012

Frango Assado Invernal



Gosto muito de frango assado, mas normalmente é cozinhado sempre da mesma forma, pouco imaginativo, quando o frango tem a possibilidade de apanhar uma miríade de sabores. Um dos segredos é gentilmente separar a pele do peito do frango, criando uma bolsa, e enchê-la com os mais diversos e imaginativos temperos. Aqui vai um.


2/4 PAX
INGREDIENTES:
1 Frango
1 Limão
Uma mão de tomilho
Batatas q.b.
4 a 5 fatias de presunto de boa qualidade
2 dentes de alho
100 gms de manteiga


PREPARAÇÃO:
Primeiro vamos fazer o recheio. Para uma tigela, pica-se toda a casca do limão, junta-se o tomilho, a manteiga, sal, pimenta, e o presunto picado, e mistura-se bem. A maior parte deste preparo vai para a bolsa criada no frango, que se irá derreter e aromatizar fabulosamente o frango.  O que restar da mistura, serve para passar no resto do frango por fora, e o limão descascado vai directamente para a cavidade do frango. Acende-se o forno a 200/220º com um pyrex ou assadeira lá dentro, e quando estiver quente, coloca-se o frango. Assa durante 25 mins. Entretanto damos uma pré-cozedura nas batatas, para as deixar mais farinhentas e apanharem sabores. Quando as retirarem da fervura (10 mins), podem abanar bem o escorredor para deixar ainda mais "migadas". Retira-se o frango após os tais 25 mins, levanta-se o frango e mistura-se as batatas com o molho do frango que entretanto derreteu (viva à manteiga). Coloca-se o frango por cima das batatas aromatizadas, e deixa-se assar mais 45 minutos. Depois é só deixar repousar 10 minutos, e está pronto!

Alheira Assada com Arroz de Açafrão


Normalmente as pessoas têm algum medo de cozinhar alheiras porque o risco de se desmancharem é grande. Com alguns truques, é infalível. Primeira regra é comprar a alheira o mais seca possível. Se estiver muito molhada, estilo salsicha fresca, pode-se trazer, mas convém dar-lhe tempo para secar, de preferência em ambiente de fumeiro (por dificíl que hoje seja). Esta é uma saborosíssima alheira de vinhais, com carne de porco bísaro e broa de milho.


2 PAX
INGREDIENTES:
2 Alheiras de Vinhais
120 gms Arroz
2 Ovos
Sal 
Pimenta
Cebolinho


PREPARAÇÃO:
Para a alheira, e evitando fritá-la para diminuir a gordura do prato, vamos assá-la em forno. Ligar o forno a 150º, e picar a alheira 2 ou 3 vezes, com uma faca afiada. Quando o forno estiver à temperatura, colocar a alheira e deixar assar durante 15/20 minutos. É normal que saiam alguns liquídos pelos orifícios, por isso convém colocar as alheiras na grelha, com um tabuleiro por baixo.
Para o arroz, leva-se 240 mls de água para os 120 mg de arroz ao lume no máximo. Junta-se azeite e sal q.b.. Quando estiver a ferver, junta-se o arroz, tapa-se e leva-se o fogão ao mínimo sem mais mexer. Quando a água tiver toda evaporada, deixa-se cozer lentamente 2/3 minutos com o forno desligado.
O ovo, estrelado em óleo, e boriffado com sal e azeite picante para quem gosta. Polvilhar com cebolinho.

sexta-feira, 2 de março de 2012

Caril de Camarão e Polvo



2 P
INGREDIENTES:
2 Lulas pequenas
10 Camarões Madagáscar
1 Cebola Média
Alho q.b.
1 colher Pasta Caril (disponível em qualquer bom Hyper)
1 embalagem Leite Coco
Sal
Pimenta
Malagueta


PREPARAÇÃO:
Descasca-se o camarão, e tempera-se com o sal e pimenta. Leva-se a frigideira ao lume no máximo, com óleo de amendoim, e frita-se as lulas. Quando estiverem prontas, reserva-se. Junta-se o camarão e o alho laminado (1 dente por 2 camarões não é excessivo), e fritam-se rapidamente (1 minuto) até ficarem opacos e rosados. Reserva-se.
Aqui, juntamos a cebola às rodelas e deixamos dourar. Quando estiver bem dourada, junta-se a colher de pasta de Caril, o Leite de Coco, Malagueta, Sal e Pimenta q.b. e um pouco de água, e deixa-se ferver. Quando ferver junta-se o camarão e as lulas, e vai a apurar 7/8 minutos. Servir com arroz pilaf, ou outro acompanhamento ao gosto.

Massa de Atum com Natas



Rápido e saboroso. Um sucesso para miúdos e graúdos.


2p
INGREDIENTES:
150 gms Fusilli
1 Lata de Atum
Sal q.b
Pimenta q.b
Alho (1 dente)
Açafrão q.b
Natas q.b.


PREPARAÇÃO:
Coze-se a massa e reserva-se. Faz-se um estrungido de alho, e depois lentamente adiciona-se a massa, sal, pimenta, açafrão. Passado 1 minuto, junta-se as natas, deixando-se apurar 2 minutos. Pequeno toque: Deve-se tapar a panela durante 2 minutos antes de servir, para ficar extra cremoso.
Como variações pode-se juntar cogumelos salteados, azeitonas, e cebola no estrungido.